domingo, 22 de novembro de 2009

NUNCA DEIXÁMOS DE ACREDITAR!



Dado os mails que temos recebido a questionarem se se confirma a notícia do jornal "i" , segundo a qual o Professor MArcelo já decidiu avançar em Janeiro, ficam aqui três notas:


1. - Reiteramos que o Movimento nasceu da vontade espontânea de grupo de jovens que pretendem expor os motivos pelos quais Marcelo Rebelo de Sousa é a pessoa mais adequada para liderar o Partido Social-Democrata. Não é um istrumento de uma estratégia mais vasta. Estamos e estaremos ao lado do Professor. A decisão de avançar ou não deve ser tomada pelo Professor em consciência e com vontade. Na melhor altura. Sempre a pensar no PSD e em Portugal. Alerto que o importante não são as fontes não identificadas que dizem o que Marcelo presumivelmente pensa - o que realmente importante é a sua palavra. E ela certamente será dada na altura certa. Sem frenesim. Até neste momento o Professor revela o seu enorme sentido de responsabilidade: não contribui para o ruído nem desvia as atenções que têm de estar focadas nos inúmeros problemas que afectam a nossa democracia e a vida dos portugueses. É a diferença entre quem quer o poder a todo o custo - e quem quer fazer efectivamente algo pelo país. Convém sempre reter estes pormenores (e, também na política, Deus revela-se nos pormenores) na escolha a seu tempo do próximo líder do nosso partido;


2. - Ao contrário do que tem sido afirmado, a eventual candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa não é anti- passos coelho. O nosso movimento não quer lançar um nome só porque pretendemos a todo o custo evitar a vitória de Passos Coelho. Não somos anti nada, nem "anti" ninguém. SOMOS PRÓ-MARCELO! Acreditamos nas capacidades e virtudes do Professor para construir um Portugal mais justo, competitivo e atractivo para a juventude! Tão pouco julgamos que alguma vez uma pessoa com a dimensão política e moral de Marcelo se dispusesse a encabeçar uma candidatura pela negativa. O Professor Marcelo já deu provas da sua inteligência, intuição política e sentido patriótico. Não precisa de provar nada a ninguém - o país e os portugueses é que contam com ele! Afirmar que Passos Coelho é o que move Marcelo é, no mínimo, risível...


3. - Há candidatos que pensam neles antes do partido. Há candidatos que não olham a meios para atingir os seus fins. E depois há aqueles que pensam primeiro no partido e no país acima de tudo - como é o caso de Marcelo Rebelo de Sousa. Lembro que o Professor tentou por todos os meios (e ainda tenta) unir o partido. Encontrar uma solução que pusesse termo à divisão interna, à manta de retalhos em que se converteu o partido social-democrata nos últimos tempos. Pessoalmente, acho que a grande maioria dos militantes defende a realização de um congresso clarificador e definidor das grandes linhas de actuação do partido para o futuro. Mas para dialogar e chegar a consensos é preciso que todas as partes estejam dispostas a ouvir, expor as suas ideias e abdicar (total ou parcialmente) de projectos pessoais de poder. It takes two to tango. Ora, um projecto de poder pessoal e um projecto para Portugal são, por natureza, incompatíveis. Mas a atitude do Professor tem sido de louvar e aqueles que querem que o PSD se reconcilie com os portugueses não o podem negar.


Aguardemos a decisão do Professor Marcelo. Certamente, será a melhor para o PSD e Portugal. Confiamos.


P.S(d) - Um dirigente da JSD nacional perguntou-me se fiquei feliz e mais confiante com a notícia de ontem. Minha resposta: nunca deixei de acreditar. Lançámos o Movimento acreditando no sentido de responsabilidade e compromisso do Professor. E nunca deixámos de acreditar. Até à decisão do Professor divulgada oportunamente estaremos aqui com a mesma força, determinação e esperança. Porque o carácter e as virtudes pessoais e políticas de Marcelo Rebelo de Sousa estão para além (muito para além) das notícias pontuais que vão surgindo dia após dia. Não confiamos em fontes anónimas - confiamos no Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

1 comentário:

  1. Marcelo é a unica salvação para Portugal .
    Agora ..espera-o uma tarefa herculea..absurdamente gigante ..o ritmo avassalador para o abismo levado pelo sr. Sócrates vai precisar de um Hercules para reverter o processo.
    A tarefa vai ser mil vezes mais dificil que a que Salazar teve. É que agora não temos mais império onde buscar recursos!
    Pela primeira vez em mais de 500 anos estamos reduzidos a varanda do apartamento .Temos que mudar radicalmente de atitude !
    Tanto investimento tão longe ..durante seculos ..perdido!?

    Eu obviamente estou emigrado porque me recuso a pagar a minha parte do salário dos bandidos que tomaram o poder em Portugal.
    Mas se Marcelo tomar as rédeas ..eu e com certeza muitos outros voltarão..

    ResponderEliminar