terça-feira, 10 de novembro de 2009

A POLÍTICA QUE VALE A PENA!

"Saber estar e romper a tempo, correr os riscos da adesão e da renúncia, eis a politica que vale a pena" – Francisco Sá Carneiro.

Ao fim de largos dias afastado destas lides bloguistas, volto com uma citação. Importa referir que mais que uma citação estamos aqui perante uma grande lição – mais uma, diga-se – do nosso eterno fundador Francisco Sá Carneiro.

Na primeira parte da citação fica aquela que podia ser uma grande lição para o Dr. Passos Coelho e todos os seus apoiantes, mais e menos notáveis, que é a importância de saber romper a tempo! Romper a tempo, não é romper de imediato, romper de imediato, significaria uma velada perda de forças do PSD. Tivemos a semana passada a discussão do programa do governo, a isto seguir-se-á a discussão do orçamento, se nos envolvermos agora no ringue interno, o PS sairá mais forte. O PSD não pode pactuar com a forma de fazer política do PS de Sócrates, e senão estiver unido e se esquecer, ainda que temporariamente, das guerrilhas internas, fará o que os Portugueses esperam dele, uma oposição corajosa, consciente, responsável e afirmar-se-á como alternativa, não porque o PS tem falta de competência, mas sim porque somos mais capazes, mais competentes, e temos um rumo para o País!

Na segunda parte da citação, temos aquilo a que eu chamo uma tomada de posição. Nós neste movimento, fomos os primeiros a assumir que para nós o Professor seria a única solução para o problema do PSD, fomos os primeiros a correr o risco da adesão, o tempo tem provado que nós temos razão. A cada dia que passa mais pessoas se juntam nesta causa, mais pessoas reconhecem que a melhor – arrisque-se, a única – solução para o PSD é o professor.

Por uma política que vale a pena, caminharemos todos juntos num novo PSD, um PSD com Marcelo, feito com as bases, com os jovens, com todos os sectores do partido, que não se fecha em grupos internos e se fixa nos reais problemas dos Portugueses, que se afirma como solução, que ouve e é ouvido, que cria uma nova onda de esperança, que não caminha em aventuras vãs dignas de uma qualquer novela.

É por tudo isto que as palavras de Sá Carneiro nunca foram tão actuais, hoje, mais que ontem, é preciso renunciar a todas aquelas caras que têm feito da promoção própria o seu caminho, de todas aquelas pessoas que há dois anos enxovalham o partido e não participam na sua luta, que elegem companheiros como adversários pessoais, que não apoiam e se fecham no seu mundo sem vontade de abrir o partido à sociedade civil, à realidade. Esta renúncia só será possível com o Professor Marcelo Rebelo de Sousa!

1 comentário: