quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CARTA ABERTA A MARCELO REBELO DE SOUSA




Caro Professor,


Em primeiro lugar, pretendo agradecer, em nome do Movimento, o comentário que aqui deixou neste blog. Mostrou mais uma vez a disponibilidade, a atenção que tem pelos jovens e constante preocupação pelos seus problemas que o caracterizam. Ficou provado que não é a idade que determina quem é mais ou menos apto para promover a mudança. Para incentivar a renovação. Para falar com e pelos jovens. A juventude é, mais do que um factor biológico ou de idade, um estado de espírito. Um mode de estar na vida. De encarar no mundo. De agir. É a juventude anímica de que temos falado ultimamente. Neste sentido, haverá algum candidato, assumido ou potencial, mais jovem que o Professor? Que pensa pela sua cabeça, tem um pensamento político estruturado e uma capacidade de comunicação, aberto à compreensão das novas e complexas realidades do nosso mundo? Tenho cada vez mais a certeza que não, não há. Ter 40, 50, 60, 80 anos não interessa nada. Idade não é sinónimo de renovação. A renovação consegue-se com vontade, com grandeza de alma e sacrifício.

Neste sentido, a sua candidatura, caro Professor, afigura-se como um imperativo patriótico, uma exigência dos tempos conturbados e trágicos de governação socrática que vivemos. Diria até que nós, jovens portugueses, precisamos de um alento de esperança que só o Prrofessor pode trazer. O Partido Social-Democrata precisa de se afirmar como partido de oposição ao governo PS, de marcar firmemente a sua posição crítica face às políticas desastrosas que têm sido seguidas. Bem sabemos que o Governo será outro - mas o timoneiro será o mesmo. E Sócrates conhecemos nós bem (infelizmente).

Precisamos da sua irreverência - que, como referiu, ainda mantém aos 60 anos, provando (até aqui) que animicamente é e continuará a ser um jovem. Precisamos da sua inteligência analítica e concreta, da sua intuição para antecipar os problemas que preocupam Portugal e os portugueses, da sua sensibilidade social, do seu dinamismo e activismo político. Precisamos de si como líder do PSD!

Vimos bem o que apoiantes de outras candidaturas (nomeadamente, daquela que já se assumiu) pensam da juventude. Encaram-nos como pessoas que não sabem pensar pela sua cabeça, que não sabem agir de acordo com as suas convicções e ideais, incapazes de ter livre espontânea e esclarecida. Como subservientes a mandos de alguém. Mas o Professor teve a dignidade e a grandeza de enviar mensagem para o blog de forma a desfazer o equívoco e a mentira que tentaram criar para nos menorizarem. Assim, valorizou o contributo da juventude para a discussão política. Independentemente do que se passar a seguir, fica aqui a força do seu exemplo e o incentivo que deu a todos os jovens.

Posto isto, a vida política é desgastante, envolve sacrifícios pessoais e dedicação plena. É legítimo que a ponderação de outros valores ( por exemplo,a opinião da sua família que é essencial) o levem a recusar o desafio. Que alguma teimosia do seu partido em não realizar iniciativa de promoção da união interna o desmotivem. É natural. E humano. Mas vivemos um tempo excepcional - que exige uma resposta excepcional. Com a mesma irreverência com que lançámos blog, apelamos agora a que o Professor pondere, refleicta serena e racionalmente. E decida - decida candidatar-se à LIDERANÇA DO PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA!

Pois bem, nós aqui estaremos, a continuar a forçar (mesmo com a eventual reprimenda amiga do Professor) para que aquilo que queremos muito (que o Professor seja o futuro líder do PSD) aconteça. Seja realidade. Afinal de contas, não é isso característico do ser-se jovem?


MOVIMENTO JOVENS COM MARCELO

4 comentários:

  1. Creio que o PSD merece alguém com perfil ganhador, aquele que irá em definitivo afastar Sócrates do Poder. Há que ter em consideração, dois aspectos, idade não é simbolo de experiência e juventude não é símbolo de renovação. Ou seja, tanto Manuela Ferreira Leite como Passos Coelho não serão os melhores candidatos. O PSD precisa de Marcelo Rebelo de Sousa por vários aspectos: 1) fala sem tabus e quando fala sabe o que diz, é uma pessoa que cativa o ouvinte, não tivesse sido ele alvo de disputas entre a TVI e a RTP. Ontem no Gato Fedorento ri-me quando ele dizia, que as «escolhas de marcelo», não têm horário fixo e que cada vez mais o tempo é reduzido: meus senhores a RTP é do estado, o Sócrates não lhe convém ter alguém a falar contra, viram o caso da Manuela Moura Guedes, nunca ninguém soube porquê? - o que vale é que ela está de regresso muito brevemente.
    Marcelo Rebelo de Sousa realmente tem um trilema: ou a presidência do PSD, ou a Presidência da República ou nem uma coisa nem outra. Eu pessoalmente achava que deveria apostar na liderança do PSD e ser o próximo primeiro - ministro e porquê, um presidente da república por mais que queira, deixa sempre os interesses partidários para trás, por isso acho que, enquanto defensor de ideais, poderia os por em prática, através da governação do país. Ainda há pouco esteve cá em Amarante com o Dr. José Luís Gaspar e apesar de um discurso breve, gostei de ver a forma como cativa os jovens e merece todo o nosso aplauso.
    Por isso reitero, Marcelo Rebelo de Sousa a 1.º ministro de Portugal, se calhar até, antes de 2013!!!

    ResponderEliminar
  2. Apoio e concordo. A prova está dada. A diferença da "juventude" eatá patente nos programas do Gato Fedorento...qual o mais jovem?Pedro Passos, claro que não!!! Depois de ontem: Força Marcelo!

    ResponderEliminar
  3. Marcelo Rebelo de Sousa diz tudo quando, em entrevista aos 'Gato Fedorento', afirma que o problema do PSD é a falta de vontade de alguns militantes do partido em se unirem em torno de uma liderança forte e capaz, optando por uma guerra interna que, além de mortos e feridos, afasta de forma irremediável as várias fracções. Ou seja, prevalece a lei da ambição e da vaidade, em detrimento daquela que é a melhor solução para o partido e – o que ainda é mais grave – para o país.

    ResponderEliminar
  4. Não sigo fileiras em nenhum partido político. Acredito nas pessoas.
    Acredito que é na sua capacidade de concretização e no penhor dos seus valores que reside o segredo de bem se governar um país, de bem se representar a voz de todos nós que somos Estado.
    Tive o privilégio de ser aluna do prof. Marcelo Rebelo de Sousa, tive o privilégio de com ele aprender muito sobre Direito,e de partilhar a sua singular visão da sociedade.
    Acredito que o Sr. Professor seja a pessoa indicada para nos liderar a todos em mais elevados cargos politicos. Que a sua rectidão moral e a sua capacidade são mais valias para toda a sociedade portuguesa.
    Porque não juntar a liderança do PSD à liderança do país?
    É uma peça determinante para a formação na faculdade, sim. Mas faz muito mais falta ao país.
    Para terminar, e porque considero que se impõe tecer algumas importantes considerações:

    Nunca esqueceremos as risadas nas aulas;
    Os seus comentários mordazes; a sua visão pragmática, a sua simpatia; a proximidade e orgulho nos seus alunos e que nos faz a todos sentir orgulhosos.

    Tudo isto para dizer:
    Sr. Professor muito obrigado.

    ResponderEliminar