sábado, 17 de outubro de 2009

UMA QUESTÃO DE TERMOS AGRÍCOLAS...


Na edição de ontem do programa " Eixo do Mal", Pedro Marques Lopes, que há uma semana se perdia em elogios a Marcelo Rebelo de Sousa tentando desviá-lo para candidatura presidencial, referiu que o Professor não tem perfil para liderar o PSD, porque lhe faltava... um termo agrícola em que estava a pensar! Não sei se os meus conhecimentos de agricultura (ou lavoura como alguns preferem) são tão vastos como os de Marques Lopes, mas creio que o objectivo era acusar Marcelo Rebelo de Sousa de falta de coragem.

Neste ponto, o comentador da SIC mantém o seu registo: cada cavadela, sua minhoca (uma expressão ilustrativa e com...termos agrícolas, pois claro!). Em 1989, Marcelo aceitou candidatar-se à Câmara Municipal de Lisboa, em circunstâncias particularmente difíceis, contra a esquerda unida. Não obteve o resultado desejado - mas teve um resultado acima das expectativas. Em 1996, perante um vazio de liderança, de pleno domínio do PS e estado de graça de António Guterres, Marcelo assumiu o encargo de liderar o partido, de prepará-lo para enfrentar os novos desafios do futuro. Até o mais que insuspeito comentador da RDP Carlos Magno qualifica Marcelo Rebelo de Sousa como o melhor líder da oposição que Portugal já teve. Mas não interessa falar do passado. Há que encarar com determinação e termo agrícola (perdão, coragem) o futuro. Estamos certos que Marcelo humildemente aprendeu com eventuais erros do passado e hoje conhece a realidade do país como ninguém. A coragem (na linguagem pedro marquesiana, termo agrícola) não é um valor absoluto - implica ponderação, sensatez, bom senso. Implica saber onde, em cada momento, prestamos um melhor serviço ao país. E neste momento, Marcelo é fundamental na liderança do nosso partido.

Acreditamos que estamos próximos do momento em que vai brotar(outro termo agrícola, a agricultura é inspiradora!) uma nova esperança no Partido Social-Democrata.

P.S - Por que razão Pedro Marques Lopes, reconhecido por todos como entusiástico e o mais fiel apoiante de Passos Coelho, não se assume como tal? Pois, na política, como na vida, é tudo uma questão de ...termo agrícola!


1 comentário:

  1. Muito gostaria que alguém me explicasse quem é e o que faz na vida esse Pedro Marques Lopes que lhe dá direito a tanto tempo de antena para nos massacrar o juízo com pseudo-análises que mais não são do que aquelas baboseiras rasteirinhas, debitadas em tom de sabichão, do "acho que..." da sua lavra.

    ResponderEliminar