sexta-feira, 16 de outubro de 2009

É TEMPO DE MUDAR, É TEMPO DE MARCELO

Inicio a minha participação neste blogue com uma citação do Professor retirada do seu blogue sobre o nosso partido: “Insisto: balcanização do partido, resultado das legislativas no ‘núcleo duro’ dos anos 70, dezenas de autarcas a renovar em 2013, oposição complexa a Governo minoritário desejoso de vitimização – tudo isso exige unidade reforçada no PSD. Para dar confiança. Realizá-la é mais importante do que querelas imediatas para gáudio do PS.”.

Ora bem, posto isto muitos são os temas de debate, em primeiro lugar a balcanização do Partido, aqueles que já se perfilam como que abutres sedentos de sangue demonstram em primeiro lugar uma sede de poder que não se coaduna, por um lado com o estado actual do partido, e em segundo com aquilo que as pessoas esperam de nós. As pessoas esperam de nós confiança, trabalho, responsabilidade e união! Não podemos estar presos a querelas internas que a lado nenhum nos levam! O Processo de mudança de líder é complicado, e não deve neste momento ser tratado de forma irresponsável e apressada. O Partido tem de ser pensado e recriado e eleger um pela sua fotogenía é, em toda a linha, errado! Precisamos sim, de alguém, com espírito de iniciativa, alguém amplamente respeitado quer na sociedade civil, quer no partido, que ouça os problemas das pessoas, lhes transmita soluções e que não entre em aventureirismos políticos desnecessários e que apenas têm desgastado o nosso partido. Aqui a solução é o Professor!

Os rostos visíveis do antigo cavaquismo, as personalidades dos anos setenta e de outros combates, não menos importantes que os actuais – diga-se –, já não podem fazer parte da solução para o nosso partido, as pessoas já os conhecem, já não os entendem, já não vêm neles a solução. A solução passa por uma injecção de juventude, por novos rostos, novas políticas, novas forças, uma nova atitude e coragem, bem como vontade de renovar. Mais uma vez aqui parece ser Marcelo a solução!

Problema autárquico. É de facto mais um grande problema que a futura liderança terá de resolver. Em primeiro lugar porque nestas eleições se perderam câmaras municipais bastante importantes, até no poder local as pessoas se querem divorciar do nosso Partido. O Partido tem de reflectir, tem de encontrar uma solução, tem de se afirmar como solução e isso meus caros, isso passa em grande linha pela prestação dos autarcas eleitos, quer no poder, quer na oposição. A renovação já abordada antes reveste também aqui particular importância, mais uma vez o Professor é a solução!

Chegámos ao capítulo da oposição ao governo minoritário, duas notas, uma primeira para afirmar que tanto nós como os Portugueses conhecem a forma de fazer política do Sr. Engenheiro, tal como o Professor diz, este futuro governo está sedento de vitimização, aqui o PSD tem de ter muitas cautelas ao ser maior partido da oposição. Também aqui, o Professor, pelas suas capacidades de diálogo, pelas suas capacidades de comunicação com os Portugueses, por ter a capacidade de chegar ao povo e ser ouvido, desde o Sr. Silva do Táxi, à Sra. Manuela do cabeleireiro é mais uma vez a melhor opção.

Resta referir que aceitei o convite para escrever neste blogue, porque acredito que só com o Professor conseguiremos levar este PSD a bom porto. Só com uma grande renovação, com uma verdadeira reforma base do Partido. É tempo de mudar caras, de criar confiança nas pessoas, é tempo de renovar e esquecer os rostos – que, não obstante, terem contribuído de forma muito importante para o partido não são já a solução – do passado. É tempo de mudar, é tempo de Marcelo!

Sem comentários:

Enviar um comentário