domingo, 18 de outubro de 2009

Esclarecimentos

O meu segundo post neste espaço de debate, não deixa de ser uma resposta a alguns comentários que o meu anterior contributo suscitou. Gostava de referir, em primeiro lugar, que não tive como intenção atacar fosse que quadrante fosse do nosso partido, no fim do dia somos todos sociais-democratas, não obstante pensarmos o partido de formas diferentes, obviamente criticáveis, ou pelo menos questionáveis. Mais a política e a opinião não deve ser feita dessa forma! A parte gratificante do debate político, reside na pluralidade de opiniões, no respeito e sobretudo na decência. “Com apoios destes Marcelo que se cuide...”. Nesta frase, o Sr. Paulo Gorjão elabora a antítese de tudo o que é belo no debate. No meu post não houve nenhum ataque, mascarado de enorme respeito como aconteceu com o texto do Sr. Paulo Gorjão. No meu post, houve apenas, uma explicitação de opinião de um militante social-democrata de há muitos anos que vê em Marcelo a solução para o problema actual do partido. Certamente que estes apoios repudiados por muita gente que entende a fotogenía como o melhor para o nosso partido não consegue entender que nós não estamos à espera de quem ganha ou de quem avança para declarar o nosso apoio como se sempre tivesse sido assim, nós, somos um grupo de jovens que entende que Marcelo é o melhor líder para o Partido!

Mais, nós não nos esquecemos de outros tempos, não nos esquecemos da liderança de Marcelo há uns quantos anos atrás, também não nos esquecemos do brilhante contributo, que outros que querem desde já eleições oferecendo à Dra. Ferreira Leite o beijo da morte, prestaram, quer nas Europeias, quer nas legislativas, quer nas Autárquicas, surgirem agora já como candidatos, quando o mandato da Dra. Ferreira Leite ainda não acabou, feitos abutres sedentos de sangue, criticando todas as opções tomadas quando não contribuíram positivamente, enquanto militantes do partido, quando lançaram suspeições na comunicação social, quando fizeram “birra” em alguma imprensa menos esclarecida que publica tudo o ouve por não terem um lugar nas listas para a A.R., não percebendo que estavam a denegrir o partido em praça pública, apenas numa desesperada tentativa de auto-promoção. Tudo isto se pode resumir numa palavra: VERGONHA! E vergonha sobretudo, porque quais salvadores quais quê, aparecem agora a querer mostrar que são os mais válidos, que são o melhor para o partido, que vão operar a uma grande renovação, que vão mudar o partido, que vão fazer reformas imensas nas estruturas partidárias, que vão mostrar novos rostos. Meus caros, tudo isto é falso, o Dr. Pedro Passos Coelho é o alter-ego do Dr. Ângelo Correia, portanto ver em Passos Coelho o rosto da mudança, ver nestas pessoas a grande renovação do PSD é estar pouco atento. A grande renovação do Partido não passa só pelas caras, passa por mentalidades, passa por reformas das instituições e isso é trabalho para Marcelo.

Dir-me-ão toda esta argumentação demonstra vontade de eleições directas já. Nada mais errado, os mandatos são feitos para serem cumpridos – esta é obviamente a minha opinião –, e é, esse sentido de responsabilidade, que os Portugueses esperam de nós, não os podemos desapontar! Esta liderança com todos os dados positivos que teve merece esse tempo, merece esse reconhecimento e não será certamente por nós que assim não será, ao contrário de outros nós somos pelo respeito das decisões, quer do povo, quer dos sociais-democratas! O Partido tem de se reorganizar sim, mas não à pressa e de forma atabalhoada.

“Está, pois, encontrada a solução para o PSD: o jovem Marcelo — que, ainda muito recentemente, labutava na JSD. Venha daí essa injecção de juventude!”. Está claro nesta frase o Sr. Miguel Abrantes desvirtua renovação e confunde-a com aventureirismo, o que das duas uma, ou não percebeu o alcance das minhas palavras, ou prefere deturpar aquilo que eu disse, numa desesperada tentativa de enxovalho. Eu explico novamente e mais motivado ainda, de facto o Professor não é o mais novo dos Homens, mas pela sua experiência no contacto com os jovens é o melhor a conseguir entender os jovens e trabalhar juntamente com eles por um partido mais forte, mais organizado, mais credível. O Critério não é o ser jovem, mas sim aquilo que pode fazer com os jovens do partido!

Não pude deixar de publicar esta reacção aos comentários que tive oportunidade de ler, faço-o novamente com o intuito de esclarecer, porque tal como inicialmente disse, o meu objectivo aqui é contribuir para o debate, e num debate, as dúvidas suscitadas são para serem esclarecidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário