domingo, 18 de outubro de 2009

LEI E ORDEM...POLÍTICA E VERDADE!



1.O Professor Luís Menezes Leitão, por quem tenho admiração académica e por cujos livros estudei, afirmou que o Movimento" Jovens com Marcelo" surgiu a mando de Marcelo Rebelo de Sousa, integrando-se numa estratégia de conquista de poder mais ampla. Depois dos Jovens, teríamos os de meia-idade e os Quaisquer outros com Marcelo. Tais palavras constituem, evidentemente, críticas sem fundamento, sem substância e tão, tão distantes da realidade. O nosso movimento resulta da livre e espontânea vontade de jovens sociais-democratas ligadas pela firme convicção de que Marcelo Rebelo de Sousa será o melhor líder para unir, dinamizar, revitalizar o PSD. Por muito que custe a alguns, nós pensamos pela nossa cabeça e agimos em conformidade. Ninguém nos compeliu a agir, nem ninguém está aqui com calculismos políticos ou submetidos a instruções de alguém. Pela sua experiência de Professor, Menezes Leitão deveria perceber que ser jovem também é intervir civicamente, lutando por ideais e convicções. Querer menorizar o nosso movimento só revela nervosismo e (alguma arrogância) de alguns. Ora, assumindo-se Menezes Leitão, como apoiante de Passos Coelho desde há muito, de quem será?


2. Por outro lado, afirma que os velhos, ao invés de nós, lembram-se da liderança de Marcelo Rebelo de Sousa. Que - diz - não traz boas recordações, pois não foi capaz de fazer oposição a Guterres. Recordo aqui um dos pontos que tão bem explica nas suas lições: o princípio da boa fé. Há que aplicá-lo nas análises políticas que faz. Ora, o líder da oposição não é bom apenas porque é contra tudo o que o Governo faz. Um líder de oposição tem que ser fiel aos seus princípios e do partido que lidera, mostrando em cada momento sentido de estado. O interesse nacional tem que prevalecer sobre o interesse partidário. Graças à oposição sensata e responsável de Rebelo de Sousa, Portugal conseguiu importantes avanços e travou excesos guterristas. Levando o então líder socialista a recuar em muitos diplomas. E hoje é reconhecido que Marcelo Rebelo de Sousa foi o melhor líder da oposição que Portugal já teve. Ou acha o Professor Menezes Leitão que fazer oposição é professar o bota-abaixismo? Ser contra porque...sim? Prejudicando Portugal? Os portugueses já não acreditam nisso...Mas, se assm pensa, não deve apoiar Passos Coelho - afinal, este admitiu a sua intenção de se entender com Sócrates!


Cada vez mais se confirma - Marcelo Rebelo de Sousa é a solução para o futuro do PSD e de Portugal.

2 comentários:

  1. Caro João,

    É excelente esta tua análise sobre as declarações do Prof. Menezes Leitão. Talvez tenhas razão, ele confunde as coisas por estar "cego" com o apoio a PPC e provavelmente também por saber que muitos dos jovens que apoiam MRS provêm da FDL. Faculdade onde MRS e também LML são professores.

    Não se deixem abalar por afirmações deste tipo e continuem a fazer o vosso "trabalho". Incomoda alguns que ainda haja alguma juventude que pense pela própria cabeça. Vamos demonstrar que além de pensar sabemos agir pro conta própria.

    ResponderEliminar
  2. João, a cada dia que passa sinto que estamos mais fortes, estes comentários são o que nos dão alento, força e coragem para continuar!

    Em primeiro lugar, o Prof. Menezes Leitão é um jurista que muito prezo! Os seus manuais foram um grande auxílio, bem como as suas lições. Não posso, contudo, estar mais em desacordo e diria mesmo chocado com a atitude do Prof. Menezes Leitão. Um dos princípio básicos de um estudante de Direito é pensar pela sua cabeça, o referido docente, devia de o saber, ele próprio o incentiva! Mais, dizer isto é estar cego, cego por PPC que apoia. Não posso compreender como um brilhante jurista afirma coisas destas sem primeiro, junto dos alunos se informar melhor, afinal a investigação é trabalho do jurista-investigador!

    Uma última nota, nós estamos a incomodar muita gente, gente essa que não esperava que um grupo de jovens se juntasse num movimento, e que esse mesmo movimento tivesse tanto impacto!

    ResponderEliminar