quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CARTA ABERTA A PEDRO PASSOS COELHO


Caro Dr.º Pedro Passos Coelho,

Nas últimas directas - há que reconhecê-lo - obteve um resultado honroso e bastante lisonjeiro. Granjeou o respeito generalizado dos militantes sociais-democratas (temos fundadas dúvidas que esse respeito ou admiração tenha paralelo fora do PSD, junto dos portugueses). Assim sendo, achamos legítimo que alimente expectativas de que este é o seu momento. De que o momento da concretização do sonho por que tem lutado (sobretudo no último ano e meio), ser Presidente do nosso partido e muito provavelmente Primeiro-Ministro de Portugal, está finalmente perto. Muito perto. No entanto, caro Pedro Passos Coelho, aconselhamos a que reconsidere a sua candidatura e pondere se essse é o caminho mais adequado para si e, acima de tudo, para o Partido Social-Democrata.

Com efeito, a realidade não é estática - é dinâmica. Muito mudou, muito aconteceu desde as últimas directas. E convenhamos: o seu comportamento desde então não tem sido o mais correcto. Primeiro, anunciou a criação de um grupo que supostamente iria elaborar propostas sectoriais que serviriam para a elaboração de uma efectiva proposta política. Que ideais ficaram? Que ideias foram conhecidas? Nenhuma. Desse grupo, salvo um ou outro jantar, nem se ouviu falar. Depois, condicionou e prejudicou fortemente, devido às suas ambições pessoais que legitimamente alimenta, o partido no último ciclo eleitoral. Tentou, inclusive, aqui e ali, condicionar a campanha. Mas tudo isto faz parte do passado. É hora de encarar e construir o futuro.

Neste sentido, cremos que a prioridade neste momento é voltar a fazer com que os portugueses acreditem no PSD. E como o poderemos conseguir se o partido continuar a parecer esta "manta de retalhos", uma casa com vários grupos incapazes de se entenderem? Desta forma, de certeza, que não vamos por bom caminho. Só há uma solução: UNIR o partido! UNIÃO é aquilo que falta ao PSD! O próximo líder não precisa de ter 40 anos no B.I - precisa de ter experiência e conhecimento da história do partido. Não precisa de proclamar a sua juventude - mas sim de demonstrar a sua juventude anímica. Não precisa de ser líder de facção ou sensibilidade - precisa de saber confederar as várias tendências internas, de congregar, de UNIR os militantes em torno de um objectivo comum. O próximo líder do PSD não pode ter um discurso apenas para dentro do partido - tem de o abrir à sociedade civil, falar e compreender os problemas que afectam os portugueses.

Por conseguinte, Dr. Passos Coelho, como companheiros de partido, com a amizade e respeito que merece da nossa parte, pedimos que repense a sua candidatura autónoma à liderança do PSD. Que pondere se na sua decisão prevalece mais o interesse pessoal ou o interesse institucional do partido. Se o segundo prevalecer, então terá que concluir que não reúne condições para ser Presidente do PSD (não será capaz de unir o partido, até pelo seu comportamento recente e os problemas do PSD continuariam como hoje).

APELAMOS, ASSIM, PARA QUE VOCÊ, DR.PEDRO PASSOS COELHO, ACEITE CONTRIBUIR PARA A REVITALIZAÇÃO DO PARTIDO. ACEITE SER PARTE DA SOLUÇÃO (E NÃO DO PROBLEMA) PARA DEFINIR O FUTURO DO PSD. ACEITE INTEGRAR UMA LISTA DE UNIÃO ENCABEÇADA PELO ÚNICO CAPAZ DE ACABAR COM " BALCANIZAÇÃO" DO PARTIDO: O PROFESSOR MARCELO REBELO DE SOUSA. SE O FIZER, REVELARÁ O SEU SENTIDO DE RESPONSABILIDADE E PRESTAVA UM ENORME SERVIÇO AO PARTIDO. AO PARTIDO QUE TEM QUE SE UNIR.

Saudações sociais-democratas,

Movimento Jovens com Marcelo


P.S(D) - Esperamos que dê uma resposta positiva ao nosso apelo. Disponibilizamos até este blog para que possa responder. Seria útil e clarificador. Mostraria a sua humildade para esclarecer os jovens sociais-democratas. Aguardamos, pois, a sua resposta.

1 comentário:

  1. Penso que uma lista de união será mesmo a unica e última solução para o PSD...

    ResponderEliminar